quinta-feira, 15 de maio de 2014

Inhame e a Fertilidade


Oi meninas!



O assunto nas redes sociais sobre fertilidade é que um tal chá de inhame esta fazendo milagres, então resolvi pesquisar sobre o assunto. Realmente percebi que tem muitas mulheres conseguindo seu positivo com ele.


Então vamos aos benefícios para você ter certeza que vai servi para o seu caso...

Um desses benefícios é a melhora do funcionamento imunológico, produção natural de insulina, e o que com certeza te trouxe até aqui, estimula a ovulação.
Os Maias, os Astecas e os Africanos, já se beneficiavam a tempos  dos poderes do Inhame.
O fato do inhame em aumentar a fertilidade é devido ao fito-hormônio Diosgenina que em nosso organismo se transforma em outra substância de nome dehidroepiandrosterona (DHEA). A DHEA é responsável pela derivação de 70% dos hormônios femininos fabricados pela indústria farmacêutica. 
No organismo da mulher pode ser convertido em progesterona, estradiol entre outros.
O inhame também  é rico em vitaminas do completo B. A deficiência do complexo B pode levar ao excesso de estrogênio no sistema, e por outro lado o excesso de estrogênio pode levar a deficiência do Complexo B, dificultando a fertilidade. 
Possui também vitamina B6 que tem ajudado muitas mulheres a ficarem grávidas. Sua deficiência causa desequilíbrio hormonal, TPM, acne pré-menstrual e depressão. Mulheres que sofrem de TPM têm níveis baixos de vitamina B6 em seus organismos.
Uma dieta rica em alimentos fonte de vitamina B6 devolve o equilíbrio entre os hormônios, regulando assim os ciclos e devolvendo a fertilidade da mulher. É também eficaz no controle da prolactina, que em doses exageradas no organismo feminino causa dificuldades para engravidar. 
Além de ser rico em ferro e cálcio, itens também importantes na fertilidade.
Se consumido com moderação ainda ajuda no emagrecimento por diminuir a absorção de gorduras pelo intestino.
O aumento de consumo deste tubérculo nas duas primeiras semanas do ciclo menstrual estimula o crescimento dos folículos ovarianos aumentando a produção de FSH e LH respectivamente.

O inhame e a fertilidade:


Estimula a produção de folículos, promovendo a liberação de 2 (dois) ou mais óvulos e/ou prolonga o período fértil, fazendo durar o tempo disponível do óvulo para fecundação. 

Como usar a nosso favor:


Na maioria dos grupos que falam do inhame para a fertilidade dizem que funciona tomando o chá ou o elixir de inhame, que deve ser tomado do 7º ao 14º dia do ciclo e que não pode ser consumido por crianças  e gestantes.
Porem pode ser consumido de várias formas e todo ele pode ser utilizado para ajudar na fertilidade. Ele é um excelente alimento para toda família, inclusive crianças e gestantes. Para quem não gosta do saber está sendo comercializado em capsula. 
As capsulas e o elixir, podem ser comprados em casas de produtos naturais ou pela internet.



Outras formas de consumir o inhame:


Pode ser consumido como suco, em sopas, purê, ralado em salada, refogado e ate chips de inhame...vi a receita em um site, rs... 
Destas formas podem ser consumidos durante todo o ciclo.

Receita do Suco de Inhame com Limão:      
 
  • 1 inhame cru e sem casca
  • 2 limões espremidos 
  • 2 copos de água 


  • Bata tudo no liquidificador e adoce a gosto. 

O ideal é consumir logo após seu preparo.


Modo de preparo do Chá de inhame.


  • Lave bem o inhame, retire sua casca e ferva em 250 ml de água ( um copo de requeijão). 

Posologia: Tomar em jejum 1/2 copo, durante 7 dias, de preferência a partir do 7º dia do ciclo até o 14º. 

Efeitos colaterais: pode provocar náuseas, diarreias e vômitos. Outros efeitos suspenda a uso.


OBSERVAÇÕES IMPORTANTES! 


1. O Chá tem que ser consumido no mesmo dia, como a casca fica embaixo da terra, tem que ferver muito bem, uns 5 minutos no mínimo!, então praticamente 1/2 copo acaba evaporando... 


2. Não faz mal tomar, mas para quem não quer tomar a baba gosmenta, pode retirar só a casca, raspando cuidadosamente com a faca, ao invés de ir cortando. 


3. O melhor inhame é o tipo (japonês) aquele redondinho e cabeludinho, pois a casca tem mais propriedades, mas o outro inhame tipo (do norte) maior, também pode ser usado. 


4. Em qualquer tipo de inhame deve ser utilizado a casca toda!, pois embora o "do norte" seja maior, as concentrações são menores, por isto, de usar toda a casca do maior também. 


OBS: Achei outra receita de suco na net. 


 Quem for tomar, conte aqui os sintomas e resultados, para que possamos acompanhar o tratamento utilizando o inhame.

Até a próxima dica!!!

4 comentários:

  1. amiga eu não cheguei a usar o inhame
    mais li muitos relatos apartir dele
    então eu acredito sim
    Nanda
    beijokas
    Linda Tarde
    Sendo a mãe da Isa e da Gabi
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  2. Meninas meu ciclo esta começando hoje e esse ciclo vou tomar o chá de inhame, vou relatando aqui as novidades...
    Vou ter que fazer um esforço ENORME, pois não gosto do inhame de jeito algum, minha vó sempre fazia, mas nunca gostei....Pelo meu filho vale o sacrifício!

    ResponderExcluir
  3. ola, acabei de tomar o chá do inhame após meu ciclo, agora estou esperando os resultados, bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus Abençoe!!! O meu positivo veio no primeiro ciclo que tomei e hoje minha princesa está com um ano e sete meses...

      Excluir